Saved in:
| Main Author: | |
|---|---|
| Format: | Artículo científico |
| Language: | pt |
| Published: |
El Colegio Mexiquense, A.C.
2006
|
| Subjects: | |
| Online Access: | https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=11102002 |
| Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Table of Contents:
- Efeitos da centralização e descentralização no processo brasileiro de municipalização: o caso da região norte Marília Steinberger Regina de Souza Maniçoba Economía y Finanzas cidade território Descentralização qualidade de vida fragmentação territorial O período de descentralização, iniciado com a Constituição de 1988, gerou uma intensa fragmentação territorial no país e, em particular, na Região Norte. A investigação comparativa sobre a qualidade de vida nos municípios novos e antigos nesta região mostrou que, na maioria dos novos, ao contrário do esperado, houve de fato uma melhoria. Tal constatação, além de contribuir para desmistificar a idéia da criação de novos Municípios como um fator negativo para a população, ressalta um aspecto diferente no debate tradicional que relaciona esta criação apenas aos interesses locais de obter mais recursos doGoverno Central e, assim, reforçar a dependência financeira. 2006 artículo científico 1405-8421 https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=11102002 pt http://www.redalyc.org/revista.oa?id=111 Economía, Sociedad y Territorio application/pdf El Colegio Mexiquense, A.C. Economía, Sociedad y Territorio (México) Num.20 Vol.V