Saved in:
| Main Authors: | , |
|---|---|
| Format: | Recurso digital |
| Language: | |
| Published: |
Zenodo
2025
|
| Subjects: | |
| Online Access: | https://doi.org/10.5281/zenodo.17095599 |
| Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
| _version_ | 1866901251377070080 |
|---|---|
| author | Mininel, Francisco José Ximenes Mininel, Silvana Márcia |
| author_facet | Mininel, Francisco José Ximenes Mininel, Silvana Márcia |
| contents | A utilização da técnica de Simpósio no ensino de química, permite um aprofundamento em temas específicos da área, gerando maior entendimento sobre a temática e a proposição de soluções para desafios contemporâneos. Assim sendo, este trabalho teve o objetivo de utilizar a técnica de Simpósio para entendimento sobre materiais plásticos e sustentabilidade. A partir de subtemas trabalhados por quatro Oradores (alunos), buscou-se entender sobre a produção dos plásticos, os diferentes tipos de plásticos encontrados no mercado, reações de polimerização, reciclagem e reaproveitamento dos mesmos. Dessa forma, Simpósios na área da Educação, e em especial na área da Educação Química, funcionam como fóruns onde se pode questionar e debater ideias, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre temas específicos. Observou-se uma participação ativa de todos os alunos (público) trazendo questionamentos pertinentes, enriquecendo o debate. Eventos como Simpósios são espaços cruciais para a apresentação e discussão de pesquisas e resultados inovadores, que tem impulsionado o avanço científico e tecnológico. |
| format | Recurso digital |
| id | zenodo_https___doi_org_10_5281_zenodo_17095599 |
| institution | Zenodo |
| language | |
| publishDate | 2025 |
| publisher | Zenodo |
| record_format | zenodo |
| spellingShingle | UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DO "SIMPÓSIO" COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Mininel, Francisco José Ximenes Mininel, Silvana Márcia Simpósio Ensino de Química Produção de Plásticos Sustentabilidade A utilização da técnica de Simpósio no ensino de química, permite um aprofundamento em temas específicos da área, gerando maior entendimento sobre a temática e a proposição de soluções para desafios contemporâneos. Assim sendo, este trabalho teve o objetivo de utilizar a técnica de Simpósio para entendimento sobre materiais plásticos e sustentabilidade. A partir de subtemas trabalhados por quatro Oradores (alunos), buscou-se entender sobre a produção dos plásticos, os diferentes tipos de plásticos encontrados no mercado, reações de polimerização, reciclagem e reaproveitamento dos mesmos. Dessa forma, Simpósios na área da Educação, e em especial na área da Educação Química, funcionam como fóruns onde se pode questionar e debater ideias, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre temas específicos. Observou-se uma participação ativa de todos os alunos (público) trazendo questionamentos pertinentes, enriquecendo o debate. Eventos como Simpósios são espaços cruciais para a apresentação e discussão de pesquisas e resultados inovadores, que tem impulsionado o avanço científico e tecnológico. |
| title | UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DO "SIMPÓSIO" COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
| topic | Simpósio Ensino de Química Produção de Plásticos Sustentabilidade |
| url | https://doi.org/10.5281/zenodo.17095599 |