Saved in:
Bibliographic Details
Main Authors: Mininel, Francisco José, Ximenes Mininel, Silvana Márcia
Format: Recurso digital
Language:
Published: Zenodo 2025
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.5281/zenodo.17095599
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
_version_ 1866901251377070080
author Mininel, Francisco José
Ximenes Mininel, Silvana Márcia
author_facet Mininel, Francisco José
Ximenes Mininel, Silvana Márcia
contents A utilização da técnica de Simpósio no ensino de química, permite um aprofundamento em temas específicos da área, gerando maior entendimento sobre a temática e a proposição de soluções para desafios contemporâneos. Assim sendo, este trabalho teve o objetivo de utilizar a técnica de Simpósio para entendimento sobre materiais plásticos e sustentabilidade. A partir de subtemas trabalhados por quatro Oradores (alunos), buscou-se entender sobre a produção dos plásticos, os diferentes tipos de plásticos encontrados no mercado, reações de polimerização, reciclagem e reaproveitamento dos mesmos. Dessa forma, Simpósios na área da Educação, e em especial na área da Educação Química, funcionam como fóruns onde se pode questionar e debater ideias, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre temas específicos. Observou-se uma participação ativa de todos os alunos (público) trazendo questionamentos pertinentes, enriquecendo o debate. Eventos como Simpósios são espaços cruciais para a apresentação e discussão de pesquisas e resultados inovadores, que tem impulsionado o avanço científico e tecnológico.
format Recurso digital
id zenodo_https___doi_org_10_5281_zenodo_17095599
institution Zenodo
language
publishDate 2025
publisher Zenodo
record_format zenodo
spellingShingle UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DO "SIMPÓSIO" COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Mininel, Francisco José
Ximenes Mininel, Silvana Márcia
Simpósio
Ensino de Química
Produção de Plásticos
Sustentabilidade
A utilização da técnica de Simpósio no ensino de química, permite um aprofundamento em temas específicos da área, gerando maior entendimento sobre a temática e a proposição de soluções para desafios contemporâneos. Assim sendo, este trabalho teve o objetivo de utilizar a técnica de Simpósio para entendimento sobre materiais plásticos e sustentabilidade. A partir de subtemas trabalhados por quatro Oradores (alunos), buscou-se entender sobre a produção dos plásticos, os diferentes tipos de plásticos encontrados no mercado, reações de polimerização, reciclagem e reaproveitamento dos mesmos. Dessa forma, Simpósios na área da Educação, e em especial na área da Educação Química, funcionam como fóruns onde se pode questionar e debater ideias, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre temas específicos. Observou-se uma participação ativa de todos os alunos (público) trazendo questionamentos pertinentes, enriquecendo o debate. Eventos como Simpósios são espaços cruciais para a apresentação e discussão de pesquisas e resultados inovadores, que tem impulsionado o avanço científico e tecnológico.
title UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DO "SIMPÓSIO" COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
topic Simpósio
Ensino de Química
Produção de Plásticos
Sustentabilidade
url https://doi.org/10.5281/zenodo.17095599